SENAI Pádua e Consórcio UHE Itaocara vão ofertar 900 vagas em cursos

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

 

Instrutor do SENAI Pádua, Fernando Belchior mostrou aos alunos a infraestrutura da unidade para aulas práticas

 

 

 

O consórcio responsável pela construção da Usina Hidrelétrica de Itaocara (UHE Itaocara I) escolheu o SENAI Rio, através da unidade de Santo Antônio de Pádua, para ampliar a oferta de mão de obra qualificada nos municípios da área de abrangência do empreendimento. O contrato prevê 900 vagas, divididas em 40 turmas de nove cursos, que irão contemplar a população das cidades de Aperibé, Itaocara e Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense; Cantagalo, no Centro-Norte do estado; e Pirapetinga, na Zona da Mata de Minas Gerais.

 

A aula inaugural da primeira turma atendida por meio da parceria, do curso de Técnicas de Instalações Elétricas em Obras, em Santo Antônio de Pádua, aconteceu nesta semana. Após a cerimônia de boas-vindas, os alunos seguiram para o laboratório de elétrica da unidade SESI/SENAI no município, onde puderam, ao lado do instrutor Fernando Belchior, conhecer a infraestrutura que terão à disposição para as aulas práticas.

 

Por meio do contrato, também serão oferecidos os cursos de Técnicas de Montagem de Armação para Estrutura de Concreto, Técnicas de Montagem de Formas Trepantes de Concreto, Técnicas de Execução de Alvenaria de Vedação/Estrutural em Blocos de Concreto, Técnicas de Reparo de Estruturas de Lançamento de Concreto, Técnicas de Apoio de Serviços em Obras, Técnicas de Montagem de Andaimes, Mecânica de Máquinas Pesadas e Soldagem em Eletrodo Revestido e MAG. A previsão é de que todas as turmas já tenham concluído as atividades até junho de 2016.

 

A parceria entre o SENAI Rio e o Consórcio UHE Itaocara faz parte do Programa de Formação de Mão de Obra do empreendimento. Chefe do setor de Educação Profissional do SENAI na região Noroeste Fluminense, Rodolfo Lima Martins destaca os benefícios da iniciativa para a comunidade dos cinco municípios: “É uma grande oportunidade para levar qualificação profissional gratuita a essas pessoas, ampliando suas chances de inserção em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo”.

 

Inscrições e pré-requisitos

 

As oportunidades são para maiores de 18 anos e que tenham como escolaridade mínima o 5º ano do Ensino Fundamental, exceto nos cursos de Mecânica de Máquinas Pesadas e Soldagem em Eletrodo Revestido e MAG, que exigem Ensino Fundamental completo.

 

As secretarias de Assistência Social dos cinco municípios estão funcionando como pontos de coleta de fichas de inscrição. Posteriormente, o consórcio fará a seleção dos candidatos e encaminhará a documentação ao SENAI Rio para efetivação das matrículas. Os interessados também podem se inscrever na sede da UHE Itaocara I, situada à Rua Marechal Floriano Peixoto, número 152, bairro Jardim da Aldeia.

 

Obras da hidrelétrica irão iniciar

no primeiro trimestre de 2016

 

A Usina Hidrelétrica de Itaocara será instalada no baixo médio trecho do Rio Paraíba do Sul, abrangendo cinco municípios, e com previsão de início das obras para o primeiro trimestre de 2016.  O consórcio responsável pela construção da UHE Itaocara I, que venceu o leilão de concessão em abril deste ano, é formado pelas empresas Light (51%) e Cemig (49%).

 

O investimento previsto é de R$ 1,093 bilhão. A usina terá capacidade de geração de 150 MW, o equivalente ao abastecimento de energia para uma cidade com 400 mil habitantes.

UHE Itaocara

_____________________
Mais informações
Sistema Firjan – Assessoria de Imprensa Itaperuna
(22) 3824-6500
imprensa.ita@firjan.org.br
www.firjan.com.br
www.youtube.com/sistemafirjan 
Twitter: @sistemafirjan

Comentar via Facebook

Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *